Topo

Europa quer combater obesidade e facilitar transplantes

25/05/2007 15h57

Bruxelas, 25 mai (EFE).- A Comissão Européia disse hoje que apresentará na próxima semana uma série de idéias para combater a obesidade e melhorar a nutrição dos cidadãos do bloco.

A CE também deve também aprovar outro documento com medidas para coordenar as políticas nacionais de doação e transplantes de órgãos, com a possibilidade que a União Européia atue também neste âmbito.

Os níveis de obesidade na Europa aumentaram drasticamente nas últimas três décadas, especialmente entre as crianças. Em 2006, calculou-se que 30% da população infantil européia tinha excesso de peso.

Na quarta-feira, a Comissão deve apresentar propostas para lançar um enfoque integrado no bloco para reduzir os efeitos negativos da má alimentação e do excesso de peso na saúde.

O comissário europeu de Saúde, Markos Kyprianou, apresentará o documento, que incluirá possíveis medidas legislativas, o papel do setor privado e o financiamento europeu de projetos.

Quanto à doação e transplante de órgãos, a CE deve apresentar na terça-feira um plano de ação com medidas para melhorar a cooperação entre os 27 países do bloco e propostas sobre como a UE pode ajudar a melhorar os padrões de qualidade e segurança.

O nível de doação de órgãos tem enormes variações entre os diferentes países da UE. Oscila entre 34,6 doadores por milhão de habitantes na Espanha e 13,8 no Reino Unido, até 6 na Grécia e 0,5 na Romênia, segundo estatísticas oficiais.

A CE também divulgará na terça-feira uma pesquisa sobre a atitude dos cidadãos da União Européia quanto à doação e transplantes de órgãos, como a percentagem de pessoas de cada país dispostas a serem doadoras.