Topo

Surto de encefalite B deixa 100 hospitalizados no sul da China

27/05/2007 03h09

Pequim, 27 mai (EFE).- Cerca de cem pessoas, muitas delas crianças, foram hospitalizadas por causa de um surto de encefalite B (japonesa) surgido em um povoado da província sulina chinesa de Yunnan.

Segundo a edição de hoje do jornal "China Daily", a maioria dos doentes está hospitalizada em uma clínica rural do povoado de Jiufang, disseram fontes do centro médico.

Outros 30 doentes estão sendo tratados no Hospital do Condado de Shidian, na cidade de Baoshan, disseram as mesmas fontes, que não informaram outros detalhes.

Uma equipe de médicos formada por especialistas em pediatria foi enviada pelas autoridades sanitárias provinciais ao condado, disse a agencia estatal "Xinhua".

A encefalite B é uma doença virótica transmitida pela picada de um mosquito que causa a inflamação das membranas cerebrais e cuja maior incidência se registra na China entre julho e setembro.

Atinge, sobretudo, as crianças menores de 10 anos, pois elas carecem de anticorpos do vírus.

No verão de 2006, um surto desta doença deixou 14 mortos na província central de Henan e 26 na nortista de Shaanxi.

São registrados entre cinco mil e dez mil casos de encefalite B por ano na China, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS).