Topo

Astronauta envolvido em triângulo amoroso sai da Nasa

28/05/2007 13h41

Washington, 28 mai (EFE).- William Oefelein, o astronauta envolvido em uma disputa amorosa entre duas colegas, sairá da Nasa na próxima sexta-feira, confirmou hoje a agência espacial americana.

O porta-voz da Nasa, Jim Rostohar, disse que Oefelein, de 42 anos, será incorporado à Marinha, onde trabalhará na área de comunicações por satélite no Comando de Rede Naval de Guerra em Norfolk, na Virginia.

A mudança ocorre por iniciativa da agência espacial, que não quis precisar as razões.

"A Nasa decidiu que os serviços do comandante Oefelein não são mais necessários para os objetivos colocados inicialmente", disse Rostohar.

O comandante, que participou como piloto na missão de dezembro das naves espaciais rumo à Estação Espacial Internacional (ISS), ganhou fama por razões extra-profissionais há quatro meses.

Em 5 de fevereiro, a astronauta Lisa Nowak, que tinha mantido um relacionamento amoroso já terminado com Oefelein, dirigiu cerca de 1.500 quilômetros - de Houston (Texas) até Orlando (Flórida) - para agredir a namorada do comandante, a capitã da Força Aérea Colleen Shipman.

Segundo a Polícia, Nowak, de 44 anos, usou fraldas especiais para não ter que ir ao banheiro durante a vigem de carro.

A astronauta, que também foi afastada da Nasa desde então, se declarou inocente das acusações de tentativa de seqüestro, roubo e maus-tratos derivados de sua briga com Shipman no aeroporto de Orlando.