Topo

Cosmonautas completam caminhada em torno da estação espacial

30/05/2007 23h30

Washington, 30 mai (EFE).- Os cosmonautas russos Fiodor Yurchikhin e Oleg Kotov, dois dos tripulantes da Estação Espacial Internacional (ISS), completaram hoje uma caminhada espacial durante a qual instalaram estruturas e equipamentos de proteção na estrutura externa do complexo espacial.

Yurchikhin e Kotov, da Expedição 15 da ISS, saíram pelo compartimento de embarque Pirs às 16h05, segundo informou um porta-voz da Nasa.

"As atividades se desenrolaram muito bem. Não houve maiores problemas", acrescentou o porta-voz.

"Os cosmonautas russos voltaram ao compartimento de embarque Pirs após 5 horas e 25 minutos de trabalho. Completaram todas suas tarefas", acrescentou, após fechar-se a porta do compartimento de embarque, última ação da manobra da jornada.

Foi a caminhada espacial número 82 nos trabalhos realizados para completar a construção da ISS, uma tarefa conjunta na qual participam Nasa, Rússia, Agência Espacial Européia, Japão e Canadá.

Conduzidos do interior da ISS pela astronauta americana Sunita Williams, os cosmonautas russos instalaram painéis de proteção contra meteoritos sobre o módulo Zvezda e fizeram uma nova cobertura para o cabo da antena do Sistema de Posicionamento Global (GPS) da ISS.

Sem esses painéis de proteção, o módulo, que está em órbita há sete anos, não cumpre com as normas de segurança para diminuir o impacto dos micrometeoritos e outros detritos espaciais, segundo fontes da Nasa.

O GPS será utilizado para o acoplamento do Veículo Europeu de Transferência Automática (ATV, em sua sigla em inglês), uma nave de carga não tripulada que tem quase o dobro da capacidade do veículo russo "Progresso".

Segundo o porta-voz da Nasa, o veículo europeu realizará sua primeira missão à ISS no final deste ano.

O começo da caminhada, que Kotov e Yurchikhin repetirão no dia 6 de junho, teve que ser atrasado durante 45 minutos devido a problemas no sistema de comunicações.

"Tiveram que trabalhar com maior urgência para recuperar o tempo perdido, mas tudo ficou bem", disse o porta-voz da Nasa.

Yurchikhin e Kotov também instalaram uma extensão no "Strela 2", um dos guindastes telescópicos que podem ser operados manualmente e que está instalado na base do compartimento de embarque Pirs.

Além disso, estenderam o Strela 2 ao redor de 20 metros sobre o Adaptador Presurizado de Acoplamento, encostado ao módulo Unidade.

Na próxima caminhada os cosmonautas russos também instalarão uma seção do cabo Ethernet no módulo Zarya assim como um experimento russo chamado Biorisk, para determinar o efeito do ambiente espacial nos microorganismos.

Ao contrário de outras caminhadas espaciais controladas pelo Centro Espacial Johnson da Nasa em Houston (Texas), desta vez a caminhada foi controlada pelas autoridades espaciais russas desde a cidade de Koriolov, nos arredores de Moscou.

Yurchikhin e Kotov, que estão na ISS desde o mês de abril, permanecerão no laboratório espacial pelo menos meio ano.

Durante sua nova excursão espacial de junho, Kotov e Yurchikhin instalarão novos painéis de proteção contra meteoritos, além da nova seção do cabo Ethernet ao longo do exterior do módulo Zarya.

Esse será o primeiro de dois segmentos de cabos que, uma vez instalados e em funcionamento, aumentarão de maneira substancial a capacidade informática do complexo espacial.