Topo

Ácido fólico melhora a saúde das artérias, mostra estudo

31/05/2007 20h01

Londres, 31 mai (EFE).- A ingestão de ácido fólico (vitamina "B") pode reduzir até em 30% o risco de ataques de apoplexia, segundo um estudo divulgado esta semana na revista médica "The Lancet".

A apoplexia consiste na interrupção repentina das funções cerebrais, causada por hemorragia cerebral ou trombose.

A vitamina "B" já era recomendada a mulheres em estado de gestação ou que tinham intenção de ficar grávidas, já que sua ingestão previne possíveis defeitos congênitos no bebê, mas agora um novo estudo revela que o ácido fólico melhora também a saúde das artérias.

Segundo a pesquisa realizada por uma equipe de especialistas da Universidade de Northwestern em Chicago (EUA), esta vitamina diminui os níveis de homocisteína no fluxo sangüíneo, um aminoácido que aumenta o risco de apoplexias, doenças coronárias e tromboses das artérias.

Os cientistas descobriram que um suplemento dessa vitamina poderia diminuir o risco relativo de sofrer ataques de apoplexia na faixa dos 18%.

A realização de uma análise mais detalhada mostrou que os tratamentos de longa duração, de mais de 36 meses, podiam reduzir a probabilidade de sofrer dessa doença em 29%, e que em pacientes sem histórico clínico em apoplexias o ácido fólico podia reduzir o risco em 25%.

Segundo os cientistas americanos, suas análise trazem "uma prova coerente que os suplementos de ácido fólico podem reduzir de forma significativa o risco de sofrer ataques de apoplexia".