Topo

Primeira tempestade tropical do ano nos EUA já ameaça a Flórida

01/06/2007 20h44

EFE
Imagem de satélite mostra a formação
da tempestade tropical Barry
COMO SE FORMA UM FURACÃO?
CONHEÇA OS VENTOS DO ATLÂNTICO
Miami, 1º jun (EFE).- A primeira tempestade tropical da atual temporada de furacões, que começou nesta sexta-feira (1) e que se estenderá até 30 de novembro, se formou no Golfo do México, informou o Centro Nacional de Furacões (NHC, na sigla em inglês).

O NHC, com sede em Miami, emitiu hoje um aviso de tempestade tropical para a costa oeste da Flórida, de Bonita Beach até Keaton Beach.

Além disso, emitiu um alerta de vigilância para tempestade tropical para a região do norte de Keaton Beach até Saint Marks.

Um alerta de vigilância para tempestades tropicais indica que as condições climáticas de uma determinada região são próprias para um possível registro de tempestade tropical geralmente nas 36 horas seguintes à advertência.

Às 19h, o centro da tempestade "Barry", como o fenômeno meteorológico foi batizado, estava localizado cerca de 520 quilômetros ao sudoeste de Tampa e 375 quilômetros ao oeste de Key West.

A expectativa é que a tempestade, que se movimenta a 19 km/h e tem ventos máximos sustentados de 75 km/h, dê uma guinada gradual para noroeste.

Segundo especialistas, a temporada de furacões do Atlântico iniciada nesta sexta-feira será "muito ativa".

Os meteorologistas prevêem para este ano a formação de 17 tempestades tropicais e de nove furacões, dos quais cinco deverão ser de grande intensidade.