Topo

Médicos emitem ordem de confinamento contra advogado com tuberculose

03/06/2007 16h53

Washington, 3 jun (EFE) - As autoridades médicas da cidade americana de Denver emitiram uma ordem de confinamento contra Andrew Speaker, o paciente que sofre de uma variação grave de tuberculose e que, esta semana, fez soar o alarme após realizar dois vôos transatlânticos.

Speaker, um advogado de 31 anos, permanece isolado no National Jewish Medical and Research Center de Denver (Colorado), um hospital altamente especializado, para receber tratamento contra sua tuberculose, uma variação resistente aos antibióticos conhecidos.

A ordem de confinamento em Denver, expedida sábado à noite, permite suspender outra que estabelecia a quarentena do advogado e foi emitida pelas autoridades federais esta semana, pela primeira vez desde 1963, informaram os médicos que tratam do paciente.

A quarentena é restritiva em nível federal, enquanto o confinamento é limitado a Denver.

A ordem de quarentena foi emitida após Speaker ter realizado vários vôos, dois deles transatlânticos, para se casar na Grécia e passar sua lua-de-mel na Itália e na República Tcheca.

Segundo seu advogado, Speaker tomou um vôo de volta, contra as ordens médicas, pois temia por sua vida e queria tratar sua doença nos Estados Unidos.

Como estava em uma lista de passageiros que eram proibidos de voar, o advogado voltou em um avião para o Canadá e, dali, viajou em automóvel a Nova York, onde se entregou às autoridades.

Em declarações ao programa "Good Morning America", Speaker, que falou acompanhado de sua nova esposa e usando uma máscara, pediu desculpas na sexta-feira pelos danos causados e afirmou que nunca quis pôr em perigo a vida de ninguém.

As autoridades médicas recomendaram aos passageiros e à tripulação do vôo que estavam sentados na fileira da frente e de trás do paciente que se submetam a exames médicos pela possibilidade de contágio.

Os outros passageiros não precisam se preocupar, pois os médicos não acreditam que tenham um grande risco de terem sido infectados.

Speaker afirmou que em nenhum caso as autoridades médicas lhe disseram claramente que não podia voar antes de ir para a Europa.

Em comunicado divulgado sábado, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças nos Estados Unidos disseram que investigarão o possível papel do sogro de Speaker, Robert Cooksey, um especialista em tuberculose do instituto, no caso.

Cooksey, que trabalhou no departamento de tuberculose dos centros durante 32 anos, nega ter participação no caso ou que a infecção de Speaker fosse sua culpa.

A tuberculose é uma doença contagiosa causada por bacilos que costumam infectar os pulmões, mas que também podem afetar os rins, o cérebro e a espinho dorsal.

O tratamento de Speaker incluirá doses intensivas de antibióticos durante meses e, possivelmente, anos, ou até mesmo intervenções cirúrgicas, segundo os médicos.