Topo

Bush expressa desejo de chegar a um acordo pós-Kyoto na Alemanha

06/06/2007 12h41

Heiligendamm (Alemanha), 6 jun (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, George W. Bush, expressou hoje seu "grande desejo" de colaborar com a Alemanha para chegar a um acordo para substituir o Protocolo de Kyoto, após se reunir com a chanceler alemã, Angela Merkel.

A primeira reunião de Bush em Heiligendamm, onde começou hoje a cúpula do G8 - grupo dos sete países mais ricos do mundo e a Rússia -, foi com a anfitriã, com quem abordou a agenda das reuniões durante um almoço.

Merkel apostou pela mudança climática como eixo central da reunião, e Bush expressou sua vontade de colaborar com ela em entrevista concedida junto à chanceler.

"Venho com o grande desejo de colaborar para conseguir um acordo pós-Kyoto", disse Bush, que afirmou que os objetivos são "a redução dos gases causadores do efeito estufa e uma maior independência energética".

Seu antecessor na Casa Branca, Bill Clinton, assinou o Protocolo de Kyoto, válido até 2012, mas Bush retirou a firma dos Estados Unidos.

Merkel se mostrou otimista. "Acho que, embora tenhamos um pouco mais de trabalho, temos boas chances de chegar a uma posição comum" sobre a mudança climática, afirmou.

Segundo a chanceler, a cúpula começou bem, apesar de existirem algumas áreas que ainda estão sendo debatidas.

O presidente americano enfatizou o papel dos avanços tecnológicos como solução para o problema ambiental. "Há uma boa oportunidade para que compartilhemos nossa tecnologia com o mundo em desenvolvimento para garantir que estamos atentos ao meio ambiente".

Nenhum dos dois entrou em detalhes sobre o que é possível conseguir durante a cúpula, e é precisamente na redação de um acordo que se encontra o problema.

Bush disse hoje à imprensa americana que os EUA não aceitarão a proposta de Merkel para que o G8 se comprometa a estabelecer um limite para suas emissões de gases poluentes.

Na entrevista com Merkel, o presidente americano disse que os EUA farão uma análise objetiva dos temas da cúpula e reiterou seu interesse em tratar o desenvolvimento na África e o combate contra a aids.

Merkel disse que houve "um debate muito intenso" entre os membros do G8 sobre os temas prioritários da mudança climática e do combate à pobreza na África.

Bush também se reuniu hoje com o primeiro-ministro japonês, Shinzo Abe, em uma reunião bilateral acertada de última hora.

À tarde, o presidente dos Estados Unidos e sua mulher, Laura, participarão da recepção oficial e do jantar para os membros do G8 que acontecerá em Hohen Luckow.