Topo

Deslizamentos de terra e inundações já mataram 103 pessoas em Bangladesh

12/06/2007 13h47

(Atualiza número de mortos e acrescenta detalhes)Nova Délhi, 12 jun (EFE).- Pelo menos 23 pessoas morreram hojedevido às inundações e deslizamentos de terra que atingem o sul deBangladesh, e com isso aumenta para pelo menos 103 o número demortos nos dois últimos dias, informou uma fonte policial.

Cerca de onze pessoas continuam desaparecidas no sul do paísasiático, onde as autoridades resgataram hoje 23 cadáveres, segundouma fonte policial citada pela agência local "UNB".

As chuvas, as mais graves em 25 anos, segundo o jornal bengali"The Daily Star", destruíram vários bairros da cidade de Chittagong,uma das mais importantes do país, enquanto as forças de segurançacontinuam as operações de resgate das pessoas soterradas.

As escolas fecharam e dois terços da população da cidade estão àsescuras, após um temporal que está arrasando o sul de Bangladesh, opaís com maior densidade populacional do planeta.

As colinas entre as quais fica Chittagong facilitaram o acúmulode água e a formação de correntes de barro, que arrastaram váriascasas de construção precária e, com elas, seus moradores.

O porto da cidade, o maior do país, está fechado e as indústriasestão paralisadas, enquanto muitos estabelecimentos comerciaissofreram danos, e a emissora "Kalurghat" teve que suspender suasatividades.

Segundo o serviço meteorológico, a época de monções - que começouoficialmente na sexta-feira passada - está mostrando uma intensidadeincomum, devido a uma tempestade marinha sobre a baía de Bengala.

O Governo anunciou o envio de 200 toneladas de grãos paragarantir a alimentação dos habitantes de Chittagong.