Topo

Sunita Williams torna-se a mulher que mais tempo ficou no espaço

16/06/2007 23h08

Washington, 16 jun (EFE) - Sunita Williams se tornou hoje a mulher que mais tempo contínuo permaneceu no espaço, ao completar hoje 188 dias e quatro horas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS).

Williams, uma americana de 41 anos, passou às 2h47 (horário de Brasília) a marca dos 188 dias estabelecida por Shannon Luzi em 1996 durante uma missão à estação espacial russa Mir.

Hoje também faz 44 anos desde que Valentina Tereshkova se tornou a primeira mulher astronauta, a bordo de um foguete soviético.

Em entrevista coletiva com os outros nove tripulantes da estação e do Atlantis, Williams disse que estava ocupada demais para comemorar.

"Muitas outras mulheres provavelmente superarão este recorde no futuro", disse Williams, com seus cabelos negros levantados por causa da falta de gravidade.

Williams, piloto da Marinha americana que lutou na primeira guerra do Golfo, em 1991, vive na ISS desde dezembro de 2006. Ela também detém o recorde de caminhadas feitas por uma mulher, após passar 29 horas e 17 minutos no vácuo em quatro saídas pela escotilha de despressurização.

Em abril, Williams, uma esportista nata, participou da maratona de Boston a 338 quilômetros da Terra, presa a um cinturão por causa da gravidade zero e em frente a uma tela que mostrava imagens dos outros competidores.

No entanto, a astronauta já demonstra o desejo de voltar à Terra.

"Passei algum tempo mais que o normal olhando pela janela e senti de novo um desejo irresistível de querer aterrissar", disse Williams na última anotação em seu diário orbital.

A americana voltará aos Estados Unidos a bordo do ônibus espacial "Atlantis", que deve deixar a ISS na terça-feira.

Enquanto isso, a tripulação do "Atlantis" continua reiniciando os sistemas de informática da ISS, que voltaram a funcionar na sexta-feira.

Hoje, o centro de controle em Houston deu o sinal verde para a volta da nave, após decretar que o escudo isolante do ônibus espacial está em boas condições. A missão esteve ameaçada por vários problemas, mas hoje as coisas pareceram voltar ao normal.

Os dois últimos computadores que falhavam dos seis da Estação voltaram hoje a funcionar, segundo informou a Agência Espacial Russa Roscosmos. O centro de controle em Moscou e os dois astronautas russos da Estação passaram o dia reiniciando os sistemas de informática.

Na sexta-feira, os primeiros computadores voltaram a funcionar, graças a uma ponte construída com um cabo que permitiu que o fornecimento de energia para as máquinas fosse normalizado, após o fluxo ter sido bloqueado por um interruptor danificado.

A Nasa disse que o computador central da Estação já consegue se comunicar com os centros de controle dos Estados Unidos e da Rússia.

Isso permitiu que os dispositivos da Estação voltassem a se encarregar de sua orientação e estabilidade, funções que a nave "Atlantis" havia sido obrigada a desempenhar durante o blecaute dos sistemas de informática, que durou quatro dias.

"Olhamos tudo e tudo parece funcionar. Todos os computadores são iguais e um nunca sabe o que estão pensando", brincou o cosmonauta Fyodor Yurtchikhin na entrevista coletiva. Os engenheiros ainda não identificaram a causa do problema nos computadores, de fabricação alemã.

Ainda na sexta-feira, durante uma caminhada de quase oito horas, os astronautas Danny Olivas e James Reilly perceberam um furo no escudo da nave.

A falha lembra os problemas nas placas de isolamento que a nave "Columbia" sofreu durante sua decolagem, em 2003. As fendas deixaram entrar gases na nave quando ela entrou na atmosfera, causando sua explosão e matando seus sete tripulantes.

Mas os engenheiros em Houston concluíram que o conserto realizado por Olivas, que tapou o pequeno buraco no casco do "Atlantis" com grampos médicos, garante a segurança da nave.

"Nas últimas 24 horas, tivemos muito sucesso", disse o diretor de vôo, Holly Ridings.

Hoje, os astronautas do "Atlantis" preparam os trajes e as ferramentas para a última caminhada de sua missão, que será realizada por Patrick Forrester e Steven Swanson no domingo, a partir das 13h53 (horário de Brasília).

O objetivo é terminar a instalação de novas plataformas para sustentar painéis solares.

Além disso, a tripulação dedicará o dia à transferência de carga do "Atlantis" para a Estação Espacial e lixo na direção contrária.

Às vésperas de sua partida, Williams colocará a par da rotina da ISS seu substituto, Clayton Anderson, de acordo com a Nasa.