Topo

Ancestral mais antigo do panda gigante era anão, revela estudo

18/06/2007 22h15

Washington, 18 jun (EFE).- Um grupo de antropólogos da Universidade de Iowa anunciou a descoberta na China do crânio de um panda de tamanho anão, o antepassado mais antigo do panda gigante do qual se tem notícia, informou hoje a publicação "Proceedings of the National Academy of Science" (PNAS).

Curiosamente, embora possa parecer contraditório, o antepassado mais antigo do panda gigante é um urso de tamanho anão que viveu no sul da China há pouco mais de dois milhões de anos, afirmou hoje Russell Ciochon, professor de antropologia da Universidade de Iowa e um dos autores do estudo.

Ciochon diz que o ancestral do panda, conhecido como Ailuropoda ou "panda gigante pigmeu", media cerca de 90 centímetros de altura, menos que os 150 centímetros do panda gigante dos dias atuais.

O estudo revelou que, apesar de terem vivido em épocas diferentes, o panda anão também se alimentava de bambu, o que ficou compravado com os indícios de mastigação constante no crânio achado.

"Os pandas são ursos únicos. É a única espécie de urso conhecida que se alimenta apenas de plantas", disse Ciochon em comunicado.

"A evolução desta especialização única em sua alimentação provavelmente foi refinada durante milhões de anos", acrescentou.

O achado do crânio mostra que a anatomia básica do panda gigante se manteve majoritariamente inalterada durante milhões de anos.

O estudo é especialmente significativo porque as investigações anteriores, realizadas entre 1985 e 2002, a partir da descoberta de vários ossos e dentes, não foram bem-sucedidas.