Topo

Cientistas descobrem substância que pode ajudar no tratamento do câncer

20/06/2007 20h01

Londres, 20 jun (EFE).- Um medicamento elaborado a partir de uma substância extraída de um pequeno animal marinho com o nome científico de Ecteinascidia turbinata tem propriedades terapêuticas contra o câncer, segundo um estudo publicado na internet pela revista "The Lancet Oncology".

Federica Grosso, especialista da Unidade de Sarcoma do Instituto Nacional do Câncer em Milão, junto com médicos dos centros de sarcoma (um tipo de câncer) de Boston, Londres, Lyon e Paris, estudaram os efeitos do medicamento, chamado de Trabectedin, em um grupo de pessoas que sofriam de sarcomas mixóides tratados previamente.

Em dois dos 51 pacientes tratados com Trabectedin, o tumor desapareceu totalmente, enquanto em 24 o diâmetro maior do tumor foi reduzido em pelo menos 30%, resultado que equivale a uma taxa de resposta geral de 51%.

A taxa de resposta registrada nos pacientes que participaram de estudos prévios sobre a eficácia do Trabectedin não tinha superado 20%.

Dos 26 pacientes que reagiram em maior ou menor grau ao tratamento, 23 tinham sido submetidos a um estudo radiológico de seus tumores. Em 17 deles, tinha sido detectada uma menor densidade do tumor antes de sua redução ou de seu desaparecimento.

Além disso, a "taxa de sobrevivência livre de progressão" aos seis meses de tratamento foi de 88%, enquanto em pesquisas anteriores dos sarcomas do tecido brando era de aproximadamente 20%.

A sobrevivência parcialmente livre de progressão era de 14 meses, segundo o estudo.

"Se os resultados dessas análises se repetirem em estudos futuros, o sarcoma mixóide representará um subgrupo sensível ao tratamento de Trabectedin na heterogênea família do sarcoma de tecido brando", segundo os autores da pesquisa.

Apesar de, habitualmente, a extirpação cirúrgica ser a maneira com que os médicos tratam a doença, a metade dos pacientes que se submetem a esta intervenção desenvolve metástases e acaba morrendo.

O "Ecteinascidia turbinata", do qual é extraído o Trabectedin, é um pequeno animal de poucos centímetros de comprimento, que vive em colônias e é protegido por um revestimento transparente parecido com uma capa.

Esta espécie vive em mares temperados ou quentes, como o Mediterrâneo e do Caribe.