Topo

Florestas dependem de equilíbrio entre nitrogênio e fósforo, diz estudo

20/06/2007 14h06

Londres, 20 jun (EFE).- O reflorestamento da floresta tropical depende do equilíbrio existente entre os níveis de nitrogênio e os de fósforo, segundo um estudo publicado esta semana pela revista científica "Nature".

A pesquisa é importante porque ajudará os especialistas a calcular quanto tempo as selvas tropicais demoram para se recuperar dos desmatamentos.

Além disso, o estudo permitirá melhorar a gestão dos ecossistemas da floresta amazônica com problemas.

A pesquisa indica que em torno de 16% da floresta tropical da Bacia do Amazonas no Brasil foram desmatados para uso agrícola, mas os especialistas acreditam que metade desta área poderá se regenerar.

O responsável pelo experimento, Eric A.Davidson, e um grupo do Woods Hole Research Center de Falmouth, nos Estados Unidos, mostraram a influência dos níveis do nitrogênio e do fósforo no reflorestamento.

Após o abandono dos cultivos agrícolas, a terra fica com níveis de nitrogênio baixos, o que faz com que as plantas conservem o pouco que resta.

No entanto, quando a floresta volta a surgir e os níveis de nitrogênio aumentam, o fósforo se transforma no elemento que limita o reflorestamento das plantas.

Desta forma, as árvores se conservam pior com o nitrogênio, os ciclos da substância se recuperam e o ecossistema filtra, inclusive, parte do nitrogênio à atmosfera em forma do gás de efeito estufa óxido nítrico.

Com o experimento, os pesquisadores estimaram que o ciclo de nitrogênio se recupera depois de passados 70 anos dos desmatamentos, afirmou um dos especialistas, Luiz Martinelli.

Martinelli afirmou que "é interessante levar em conta que a floresta amazônica tem capacidade de recuperação" e que "é a primeira vez que um estudo mostra esta capacidade".