Topo

Microsoft vai permitir instalação de outros programas de busca no PC

20/06/2007 17h32

San Francisco (EUA.), 20 jun (EFE).- A Microsoft cedeu àspressões de seu concorrente Google e das autoridades dos EstadosUnidos e vai permitir que fabricantes e usuários do Windows Vistausem programas de busca não fabricados pela multinacional.

Isto representa que fabricantes como Dell e Hewlett-Packardpoderão instalar nos computadores o Google Desktop ao invés doInstant Search do Windows Vista, segundo um comunicado doDepartamento de Justiça dos EUA.

Atualmente, os usuários do Vista que queiram procurar algo nosdocumentos armazenados em seu computador dispõem de uma ferramentade busca que aparece em canto da janela.

Esta característica continuará, mas a Microsoft tambémacrescentará um link ao programa de buscas alternativo.

Tudo isso é fruto das ações do Google.

O gigante de internet enviou em abril um amplo documento aoDepartamento de Justiça no qual indicava que a ferramenta de buscada Microsoft desacelera os programas dos concorrentes, incluindo oseu, e assinalava que é difícil desligar o programa da Microsoft.

O Google interpôs um processo dias após a Microsoft ter pedido àsautoridades reguladoras que revisassem a compra, por parte doprocurador, da companhia de anúncios online DoubleClick por US$ 3,1bilhões.

Além de revanches entre ambos os gigantes, o Google quer mostrarcom esta denúncia que o fabricante de software não cumpre com oacordo feito com vários estados e com o Departamento de Justiça dosEUA em 2002 de ajudar seus rivais para que seus softwares funcionemcorretamente no Windows.

A Microsoft assinalou que as mudanças serão feitas no primeiropacote de atualizações do Vista que será lançado no final deste ano.

"Estamos satisfeitos de ter chegado a um acordo com todos osestados e com a Justiça", disse Brad Smith, conselheiro legal daMicrosoft, em comunicado.

O Google assinalou que estas mudanças não são suficientes, já queo Vista "limita a capacidade de escolha dos consumidores", segundodisse David Drummond, advogado do gigante das buscas.

O procurador-geral da Califórnia, Jerry Brown, disse que esteacordo "não é perfeito", mas constitui um passo à frente paraconseguir mais abertura na indústria do software.

O sistema operacional Windows continua sendo líder do mercado,mas nos últimos tempos o Google entrou no terreno que até agora eraquase que exclusivamente da Microsoft, com seus programas paraeditar textos e planilhas.