Topo

OMS adverte, mas Indonésia fará pronto uso de vacina contra gripe aviária

22/06/2007 07h42

Jacarta, 22 jun (EFE).- A Indonésia começará a aplicar a vacina contra a gripe aviária em humanos assim que estiver preparada, apesar de a Organização Mundial da Saúde (OMS) aconselhar o contrário, disse hoje a ministra da Saúde indonésia, Siti Fadilah Supari.

"A OMS nos pede para criar primeiro uma reserva. Isso pode funcionar nos países desenvolvidos onde ainda não apareceram contágios em humanos. Estamos em meio a uma guerra e não podemos continuar acumulando remédios", disse a ministra, segundo a agência estatal "Antara".

A ministra disse que a vacina, que a Indonésia está desenvolvendo em colaboração à farmacêutica americana Baxter International, poderia estar pronta no final de julho.

A Indonésia é o país do mundo com maior número de casos de gripe aviária, 100 pessoas, das quais 80 morreram, o que significa um índice de mortalidade de 80%.

A epizootia se transformou em endêmica nas ilhas de Java (a mais povoada da Indonésia), Sumatra e Bali, e na região meridional das Ilhas Célebes.

O mais recente boletim da Organização Mundial da Saúde (OMS) sobre a situação mundial indica 191 mortes por causa da gripe aviária desde 2003: Azerbaijão (5), Camboja (7), China (16), Egito (15), Indonésia (80), Iraque (2), Laos (2), Nigéria (1), Tailândia (17), Turquia (4) e Vietnã (42, não inclui as duas últimas mortes ocorridas este mês).