Topo

Chuvas de monção matam pelo menos 63 pessoas no oeste da Índia

03/07/2007 02h59

Nova Délhi, 3 jul (EFE).- Pelo menos 63 pessoas morreram e mais de 6 mil ficaram desabrigadas devido às chuvas torrenciais na região de Gujarat, no oeste da Índia, nas últimas 24 horas, onde o Exército se encontra em alerta, informou a emissora indiana "NDTV".

Um dia de intensas chuvas de monção causou o colapso dos sistemas de drenagem e transbordou vários rios, que arrastaram dezenas de pessoas. Centenas de milhares de hectares de plantações sofreram danos, segundo outra emissora indiana, a "IBN News".

Em Gujarat, milhares de pessoas foram retiradas de seus povoados e cidades e levadas a vários campos de refugiados, à espera de que a situação melhore.

"Todos os trens estão cancelados. O pessoal da estação não tem informação sobre a reabertura dos serviços", disse um passageiro da cidade de Vadodara à "IBN News".

As chuvas de monção já tinham causado 52 mortes no fim de semana na região vizinha de Maharashtra, onde 9 mil pessoas tiveram que serretiradas de seus povoados.

Só em Mumbai, capital da região e coração financeiro da Índia, morreram até o momento 28 pessoas.

A chuva voltou a afetar Mumbai nesta madrugada. Mas a maior tempestade foi na metrópole de Calcutá, no leste do país, cujas ruas amanheceram completamente inundadas. As chuvas de monção, que causaram a morte de uma pessoa, afetaram o serviço ferroviário da cidade, assim como o transporte público.

Quase toda a Índia se encontra sob os efeitos das chuvas de monção, que começam em junho e vão até o fim de setembro.