Topo

Orangotangos podem usar a água como ferramenta, mostra experimento

04/07/2007 10h59

Londres, 4 jul (EFE).- Vários orangotangos foram capazes de utilizar a água como instrumento para resolver um problema em um experimento realizado na Alemanha, segundo a edição de hoje a revista "Biology Letters", da sociedade científica britânica Royal Society.

A pesquisa, baseada em uma fábula de Esopo na qual um corvo sedento utiliza pedras em uma jarra para subir o nível da água e poder beber, demonstra pela primeira vez como os orangotangos têm perspicácia suficiente para "inventar" o uso de água como ferramenta.

Os especialistas colocaram cinco símios diante de um amendoim flutuando na água a meia altura em um tubo alto e transparente.

Para alcançá-lo, os orangotangos foram capazes de utilizar um dispositivo que fornecia água para fazer transbordar o tubo e jogar o amendoim para fora.

Uma das pesquisadoras, Natacha Mendes, disse ao jornal "The Daily Telegraph" que a idéia era saber se os animais podiam usar "uma estratégia diferente das freqüentes, como tentar tirar o amendoim com as mãos, morder e tirar do tubo ou usar um pau".

"Esta é a primeira vez que se demonstra que um mamífero é capaz de utilizar a água como ferramenta", ressaltou.

Os orangotangos, que precisaram de nove minutos em média para atingir o objetivo, souberam como resolver o problema assim que notaram uma mudança de nível na água, explicou Mendes.

"Que eu saiba, este comportamento flexível no domínio de uso de ferramentas não tinha ocorrido até agora em outras espécies", incluindo os corvos, considerados "os Einstein" das aves, acrescentou.