Topo

Ban destaca importância de parlamentos na luta contra mudança climática

Da EFE, em Genebra

06/07/2007 14h29

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, destacou hoje em Genebra o importante papel dos parlamentos de todo o mundo na luta contra a mudança climática e na adaptação dos países a este fenômeno.

"O papel legislativo dos parlamentos é especialmente importante, já que está em suas mãos o poder de redigir as leis, as diretrizes e os incentivos que permitirão às empresas, às indústrias e a demais atores desempenhar um importante papel na necessária redução das emissões de gás", afirmou Ban durante uma visita à sede da União Interparlamentar em Genebra.

Depois de se reunir com o secretário-geral da entidade, Anders Johnsson, Ban pediu aos parlamentos que trabalhem ativamente no desenvolvimento e na implementação de políticas nacionais e internacionais, já que "terão um papel-chave ao ajudar as sociedades a se adaptar à mudança climática".

Johnsson se comprometeu a promover a colaboração dos parlamentos, das comissões especiais e das organizações locais, a fim de compartilhar informação e elaborar um relatório sobre as ações parlamentares, que será apresentado na próxima Assembléia Geral da organização.

"Não é suficiente falar da mudança climática. As organizações internacionais devem começar a realizar ações concretas", ressaltou Johnsson, cuja entidade modernizou sua sede segundo os padrões internacionais de respeito ao meio ambiente.