Topo

Missão "Dawn" da Nasa foi adiada para setembro

Da EFE, em Washington

09/07/2007 19h30

O lançamento da sonda "Dawn" para estudar dois asteróides nos extremos do sistema solar será realizado em setembro e não esta semana, como estava previsto, confirmou hoje a Nasa.

Um porta-voz da agência espacial americana assinalou que a decisão foi tomada porque existiam poucas oportunidades de lançamento em julho e este poderia afetar os preparativos para a missão da sonda "Phoenix Mars Lander" cuja partida está prevista para o começo de agosto.

Inicialmente o lançamento devia ter acontecido no último sábado, mas foi adiado, em princípio para esta semana, devido a problemas técnicos e à ameaça de mau tempo na zona do Cabo Canaveral (Flórida), segundo o anúncio oficial.

A nave tem como objetivo principal realizar um estudo dos asteróides Vesta e Ceres, dois dos maiores corpos do cinturão de asteróides que rodeia o sistema solar.

A sonda demorará quatro anos para chegar a seu destino e entrará na órbita de Vesta em 2011 e de Ceres em 2015.

O cinturão é habitado por cerca de 100 mil asteróides, que são os restos que sobraram após a formação do sistema solar há 4,6 bilhões de anos, segundo a Nasa.

A agência espacial, que em maio publicou fotografias dos asteróides captadas em abril por uma das câmaras do telescópio Hubble, assinalou que "Dawn" será o primeiro veículo espacial que fará uma viagem em torno de um planeta anão.

A União Astronômica Internacional incluiu Ceres na categoria de planetas anões no ano passado, porque ele é completamente redondo.