Topo

Voluntários brasileiros querem participar de simulação de vôo a Marte

Da EFE, em Moscou

11/07/2007 15h39

Voluntários de Brasil, Argentina, Colômbia, México e de outros 24 países querem participar de uma experiência russa para simular uma viagem espacial a Marte, disseram hoje responsáveis pelo teste.

"Voluntários de 28 países apresentaram solicitações e 200 dos candidatos se enquadram nos critérios de seleção, entre eles 19 mulheres", disse um porta-voz do Instituto de Problemas Médico-Biológicos da Academia de Ciências da Rússia, que fará a experiência.

A maior parte dos voluntários é formada por russos, e entre os candidatos há cidadãos de Ucrânia, Belarus, Armênia, Bulgária, Lituânia, Estônia, Grécia, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos, Irã e outros países, informou o porta-voz à agência "Interfax".

O representante acrescentou que a simulação "Marte-500", que durará 520 dias, será realizada nas instalações do instituto entre 2008 e 2009, mas em novembro deste ano começarão os testes prévios com a participação de funcionários da instituição.

O objetivo do "Marte-500" é simular a viagem de uma expedição de astronautas ao Planeta Vermelho, meta já estabelecida nos programas espaciais de Estados Unidos, Rússia, China e dos países-membros da Agência Espacial Européia (ESA).

A experiência russa se desenvolverá em cinco módulos de 550 metros quadrados de superfície, com configuração, instrumentos e equipamentos que poderiam existir nas futuras naves espaciais.

Durante a experiência, seis voluntários, enclausurados nos módulos, farão trabalhos de rotina próprios das viagens espaciais.

Dos candidatos, quatro serão selecionados pelo instituto russo e outros dois pela ESA, que ajuda a organizar a simulação.

O roteiro da experiência indica que cada um dos voluntários deve desempenhar funções de comandante, engenheiro de bordo, médico e três cientistas, composição que a primeira expedição a Marte certamente terá.

A previsão dos especialistas russos para um vôo ao planeta é de entre 2030 e 2040.