Topo

Cientistas descobrem estrutura de enzima que ajudará a tratar asma e alergias

Da EFE, em Bruxelas

15/07/2007 11h51

Dois projetos europeus descobriram a estrutura de uma enzima que tem papel importante no desencadeamento de episódios de asma e alergias, o que abre novos caminhos para o desenvolvimento de medicamentos mais efetivos contra essas doenças.

A descoberta, que será publicada esta semana na revista "Nature", é o fruto de dois projetos de pesquisa financiados com fundos da União Européia (UE), informou hoje a Comissão Européia (CE) em comunicado.

A enzima, denominada LTC4-sintase, faz parte do complexo processo que leva à produção dos leucotrienos, que causam os sintomas alérgicos e a reação inflamatória que gera os ataques de asma.

Alguns medicamentos existentes bloqueiam o efeito dessa enzima depois de episódios de alergia ou asma.

No entanto, a descoberta permitirá o desenvolvimento de novos tratamentos específicos para prevenir que a LTC-4 atue e evitar, assim, o começo de novos episódios alérgicos ou asmáticos.

A pesquisa conseguiu revelar a estrutura da LTC-4, o que permitirá a melhor compreensão de sua forma e de seus seus mecanismos de funcionamento, assim como o desenvolvimento de tratamentos mais eficazes.

Os dois projetos são liderados por cientistas do Instituto Karolinska, em Estocolmo.