Topo

Casal nos EUA se declara culpado de trocar filhos por videogame

Da EFE, em Washington

16/07/2007 23h49

As autoridades dos Estados Unidos investigam hoje o caso de um casal de Reno (Nevada) que se declarou culpado de negligência e maus-tratos aos seus dois filhos, por causa do vício em videogames.

Segundo o jornal "Reno Gazette Journal", Michael e Iana Straw, de 25 e 23 anos respectivamente, eram viciados no jogo "Dungeons and Dragons", ao qual dedicavam todo o seu tempo, descuidando dos seus dois filhos. As crianças, de 11 meses e 2 anos, estiveram a ponto de morrer de fome e doença.

Na sexta-feira passada o casal se declarou culpado das acusações de negligência. Agora, podem ser condenados a até 12 anos de prisão.

Aparentemente os vizinhos do casal denunciaram que havia uma criança no apartamento que não parava de chorar. A Polícia enviou a assistentes sociais ao local. Eles investigaram o caso e levaram os menores ao hospital, onde foram diagnosticados com desnutrição grave, quase à beira da morte.

A menina, de 11 meses, pesava apenas quatro quilos e meio e sofria de uma infecção na boca, pele ressecada e uma grave desidratação. Os médicos tiveram que raspar a sua cabeça quando chegou ao hospital. Seu cabelo estava sujo de urina de gato.

Seu irmão, de 2 anos, estava desnutrido, sofria de uma infecção genital e tinha problemas para andar normalmente, o que os médicos atribuíram à falta de alimentação.

Segundo as autoridades, os assistentes sociais encontraram os irmãos vestidos só com fraldas e numa casa cheia de lixo, mas com suficiente comida para alimentar os dois.

"Tinham comida, que simplesmente não deram a seus filhos porque estavam ocupados demais com os videogames", disse ao "Reno Gazette-Journal" a ajudante do promotor do distrito, Kelli Ann Viloria.

O pai das crianças, Michael Straw, estava desempregado. Mas ele recebera uma herança de US$ 50 mil, que gastou comprando equipamento de informática e uma televisão de plasma, para jogar "Dungeons and Dragons" com a mulher.

Segundo a ajudante do promotor, as crianças se encontram no hospital, onde melhoram e ganham peso pouco a pouco.

Há um mês, a Associação Médica Americana (AMA) publicou um relatório recomendando considerar a dependência de videogames como uma desordem mental, e alertando para a necessidade de estudar em profundidade os seus efeitos.