Consumo diário de "grapefruit" pode aumentar risco de câncer de mama

Da EFE, em Londres

16/07/2007 18h41

Comer toranja - fruta mais conhecida como grapefruit - todo dia pode aumentar o risco de desenvolver câncer de mama, segundo um estudo publicado na última edição da revista científica "British Journal of Cancer".

Uma equipe de cientistas americanos fez uma pesquisa com 50.000 mulheres que já entraram na menopausa e detectou que a ingestão diária de um quarto da fruta aumentava em 30% o risco de desenvolver câncer.

Segundo os pesquisadores, da Universidade do Sul da Califórnia e da Universidade do Havaí, a toranja eleva os níveis de estrogênio, hormônio associado com um aumento nas possibilidades de câncer de mama.

Estudos anteriores já tinham mostrado que uma proteína chamada "Citocroma P-450 3A4" é envolvida no metabolismo dos estrogênios, hormônios sexuais femininos que em quantidades normais são vitais para condicionar o desenvolvimento reprodutivo normal da mulher.

No entanto, o problema está na concentração excessiva deste hormônio.

Embora ainda sejam necessárias mais pesquisas para definir se beber suco de toranja também pode ser nocivo, os cientistas alegam que a fruta pode elevar os níveis de estrogênio ao inibir a proteína "Citocroma P450 34A".

"Se tomar toranja afeta o metabolismo dos estrogênios e aumenta seus níveis, então é biologicamente plausível que um consumo regular da fruta possa aumentar o risco de sofrer de câncer de mama", conclui o estudo.

A toranja também é conhecida como pomelo, pomo-de-adão, laranja-melancia, jamboa e pelo nome em inglês, "grapefruit".