Cola reutilizável é criada a partir das propriedades de lagartixas e mexilhões

Da EFE, em Londres

18/07/2007 15h47

Uma equipe de cientistas americanos projetou uma cola resistente à água e que, com a capacidade de poder ser reutilizada mais de mil vezes, reproduz as propriedades adesivas das lagartixas e dos mexilhões.

Segundo relatório publicado hoje na revista científica britânica "Nature", a cola contém uma substância elaborada com diversos polímeros com propriedades parecidas com as dos microscópicos pêlos que permitem às lagartixas aderir suas patas às paredes.

No entanto, a capacidade adesiva destes animais é drasticamente reduzida quando entram na água.

Dirigidos por Phillip B. Messersmith, da universidade Northwestern, em Evanston (Estados Unidos), os pesquisadores recobriram a primeira substância com outra camada de polímeros sintéticos que, neste caso, imitavam as proteínas adesivas dos mexilhões, para que a cola resultante funcionasse também em ambientes úmidos.

Embora a substância ainda não tenha um nome oficial, os cientistas sugerem que seja chamada de "geckel", palavra formada pela combinação dos termos ingleses "gecko" (lagartixa) e "mussel" (mexilhão).

"O 'Geckel' pode ser útil para colar produtos em uma grande variedade de superfícies, e em todos os tipos de clima", disse Messersmith, acrescentando que a descoberta pode ter aplicações tanto médicas como industriais ou até mesmo militares.