Topo

Sondas da Nasa protagonizam uma reunião fotográfica em Vênus

Da EFE, em Washington

19/07/2007 22h00

As sondas "Venus Express" e "Messenger" tiveram um encontro próximo em Vênus e o transformaram em fotografias que mostram detalhes nunca vistos até agora do relevo e da atmosfera do planeta, informou nesta quinta-feira a Nasa (agência espacial americana).

A reunião, que durou apenas poucas horas, aconteceu no dia 7 de junho e, além disso, a "Messenger" transmitiu uma seqüência de 50 imagens que mostra Vênus como uma lua nova.

A "Messenger" (que corresponde às siglas "Mercury Surface, Space Environment, Geochemistry and Ranging") se desloca para Mercúrio, enquanto que a "Venus Express" viaja na órbita venusiana.

O ponto mais próximo de aproximação de Vênus conseguido pela "Messenger" aconteceu a 338 quilômetros da superfície do planeta.

Nesse mesmo momento a sonda "Venus Express" estava detrás do horizonte, quase sobre o Pólo sul e a cerca de 35 mil quilômetros do planeta.

Esta foi "uma oportunidade única" de realizar observações desde pontos diferentes da atmosfera de Vênus, assinalou a Nasa em comunicado.

Elas se centraram principalmente em um conjunto de nuvens venusianas cujo deslocamento foi calculado pelos cientistas da agência espacial americana.

Os cientistas encarregados de ambas as sondas estão analisando "o rico e complexo conjunto de dados" que reuniram em Vênus, disse a Nasa.

Esses dados não só incluem informação sobre as nuvens e a superfície do planeta, mas também sobre o ambiente do plasma venusiano, os campos magnéticos e a aura atmosférica, acrescentou.

A agência espacial prometeu que no final deste ano divulgará mais resultados do encontro das sondas em Vênus.