Topo

Astronautas concluem mais de sete horas trabalho fora da ISS

Da Efe, em Washington

23/07/2007 18h54

O comandante russo Fiodor Yurchikhin e o astronauta americano Clayton Anderson, completaram nesta segunda-feira mais de sete horas de trabalhos de manutenção fora da Estação Espacial Internacional (ISS).

Yurchikhin e Anderson, que tinham saído da ISS às 7h30 de Brasília, retornaram ao posto orbital às 15h05 de Brasília. O trabalho tinha sido programado inicialmente para que durasse cerca de 5 horas e 40 minutos, mas se estendeu para que os dois astronautas pudessem completar seus trabalhos.

Para Anderson, na ISS desde junho deste ano, esta foi a primeira excursão espacial e a terceira para Yurchikhin, que está no laboratório orbital desde abril.

Durante a caminhada de seus dois companheiros, o terceiro tripulante da ISS, o russo Oleg Kotov, ficou encarregado de comandantes da plataforma que orbita a cerca de 385 quilômetros da Terra.

Em sua saída Yurchikhin e Anderson utilizaram equipamentos norte-americanos, porque a atividade de hoje no espaço aberto fazia parte do programa espacial da Nasa.

Anderson e Yurchikhin desmontaram um cilindro de amoníaco com defeito, com massa de 635 quilos, e que depois o americano com um empurrão lançou ao espaço como ferro velho.

Além disso, mudaram o suporte para uma câmara de vídeo, conectaram um cabo elétrico a uma antena, mudaram o bloco de alimentação elétrica a um transportador de carga e realizaram trabalhos de manutenção de um mecanismo de engate no módulo americano Unity.

Na etapa final da jornada de trabalhos externos, Anderson afrouxou várias das hastes de ferro de uma bandeja de fluidos, que darão espaço para a instalação do módulo Harmony antes do final do ano.

Yurchikhin completou suas tarefas tirando fotografias de vários materiais expostos ao vazio do espaço em contêineres abertos.