Topo

Estudo sugere vínculos entre agente laranja e hipertensão

Da Efe, em Washington

27/07/2007 20h03

A exposição ao agente laranja e a outros herbicidas usados na Guerra do Vietnã eleva o risco de veteranos do conflito sofrer de hipertensão, segundo um relatório divulgado hoje pelo Instituto de Medicina dos Estados Unidos.

O relatório, que reúne os resultados de dois estudos recentes, indica que as provas "são limitadas" e que é preciso investigar mais.

Seguindo ordens do Congresso dos Estados Unidos, o Instituto de Medicina, que faz parte da Academia Nacional de Ciências, avalia a cada dois anos as provas sobre os efeitos nocivos do uso deste tipo de herbicida na saúde humana.

"Dadas as limitações dos estudos e dos resultados contraditórios, as provas sugerem um vínculo entre a hipertensão e a exposição aos herbicidas, mas são insuficientes para determiná-lo com certeza", afirmou o instituto em comunicado.

As tropas americanas fumegaram certas regiões do Vietnã com o agente laranja para desfolhar as árvores e deixar o inimigo exposto.

Segundo o Departamento de Assuntos de Veteranos dos EUA, entre 1961 e 1971 os militares americanos lançaram mais de 19 milhões de galões (72 milhões de litros) de herbicidas, entre eles o agente laranja.

Segundo o instituto, dois estudos realizados recentemente entre veteranos de guerra que estiveram expostos ao agente laranja indicam que eles têm índices mais elevados de hipertensão.

Considera-se hipertensão uma pressão sanguínea superior a 140, a sistólica, e 90, a diastólica (14/9).

Mais de 70 milhões de pessoas têm hipertensão nos EUA, o que os coloca em um grupo de risco de doenças cardiovasculares e derrames.