Topo

Cerca de 70% dos adultos malaios sofrem de câncer, hipertensão ou diabetes

Da Efe, em Kuala Lumpur

30/07/2007 02h51

Cerca de 70% dos malaios adultos sofrem de diabetes, hipertensão ou câncer, informa hoje o Ministério da Saúde da Malásia.

O Ministério anunciou que 11,6 milhões de adultos, do total de 16 milhões da Malásia, desenvolveram pelo menos uma das doenças citadas, e a previsão é que a situação piore, até alcançar os 13 milhões de adultos doentes em 2015.

O subdiretor do Controle de Doenças do Ministério, Ariffin Omar, afirmou que a origem desta situação se encontra no estilo de vida dos malaios, como o consumo de tabaco, alimentação inadequada e vida sedentária.

Para Omar, as mudanças econômicas e sociais na sociedade malásia aumentaram os casos de doenças não contagiosas, que são responsáveis por 51% das mortes no país.

No entanto, "a maioria destas doenças podem ser evitadas se as pessoas começarem a adotar hábitos simples como um estilo de vida saudável e uma alimentação equilibrada", assinalou.

Omar disse que o Ministério está realizando um esforço considerável para educar a população para que ela evite estas doenças antes que a situação piore e gere um gasto muito alto para o sistema de saúde local.