Topo

Rússia lança hoje nave Progress M-61 com carga vital para a ISS

Da Efe, em Moscou

02/08/2007 09h00

A Rússia lançará hoje um foguete Soyuz-U com a nave Progress M-61 para levar 2,5 toneladas de carga vital à Estação Espacial Internacional (ISS, sigla em inglês), informou o Centro de Controle de Vôos Espaciais russo.

O Soyuz-U será lançado às 21h33 em Moscou (14h33 de Brasília), da base de Baikonur, no Cazaquistão, informou um porta-voz do centro espacial à agência "Interfax".

O Progress M-61 é o terceiro cargueiro com destino à ISS este ano e transporta combustível, oxigênio, água, mantimentos e instrumentos para experimentos científicos.

A cápsula leva ainda alimentos, artigos de uso pessoal e presentes para a 15ª tripulação, a ISS-15, integrada pelos russos Yuri Yurchikhin e Oleg Kotov e o americano Clayton Anderson.

Uma vez separada do foguete portador, a 200 quilômetros de altura, a Progress M-61 começará seu vôo automático até a ISS.

Nesta ocasião, a viagem durará três dias, em vez de dois, um plano de vôo que o Centro de Controle utiliza em algumas ocasiões com os cargueiros russos para economizar combustível, segundo o porta-voz.

De acordo com o programa de vôo, a Progress M-61 deverá se acoplar automaticamente ao módulo russo Zvezda da ISS no próximo domingo, às 15h40 (em Brasília).

Entre os objetos muito necessitados pela ISS, a Progress M-61 levará dois computadores para substituir aparelhos semelhantes que apresentaram defeitos no módulo russo Zvezda.

Os problemas com os computadores começaram após a recente conexão de um novo bloco de baterias solares instaladas por astronautas americanos em uma missão da nave Atlantis, em junho.

Além de mantimentos, a nave transporta mais de uma tonelada de carga, 250 quilos de alimentos - sendo 12 de legumes e frutas frescas - e mais de 100 quilos de instrumentos médicos, remédios, roupas e artigos de higiene pessoal para os cosmonautas.

Em contêineres separados os cosmonautas também receberão cartas e presentes enviados por seus familiares, e, para as horas de lazer, filmes, livros e gravações com música e sons da natureza.