Topo

Dois astronautas iniciam terceiro dia de trabalho fora da ISS

Da Efe, em Washington

15/08/2007 15h22

Os astronautas Rick Mastracchio e Clayton Anderson saíram nesta quarta-feira da Estação Espacial Internacional (ISS) para o terceiro dia de trabalho fora da plataforma.

Mastracchio, que já tinha saído duas vezes do complexo orbital, abriu a escotilha do compartimento Quest, de descompressão, às 11h37 (em Brasília), e poucos minutos depois Anderson o seguiu.

Enquanto isso, no Centro Espacial Johnson, de Houston (Texas), os técnicos da missão determinaram que a fenda detectada na cobertura de painéis térmicos na nave não apresenta uma ameaça para a segurança dos tripulantes quando o Endeavour entrar na atmosfera, ao retornar.

As inspeções encontraram uma fenda de nove centímetros de comprimento em um par de painéis térmicos do Endeavour, causada por desprendimentos de materiais durante o lançamento da nave, em 8 de agosto.

A Estação Espacial Internacional e o Endeavour, acoplados desde a semana passada a cerca de 380 quilômetros da Terra, se deslocavam a mais de 27.700 km/h sobre o sudeste da China quando começou a terceira dos quatro dias de trabalho exterior na missão, de 15 dias.

Durante as 6,5 horas de duração da tarefa, Mastracchio e Anderson repararão uma viga e seus painéis solares para recolocar o teto da ISS, um projeto de US$ 100 bilhões do qual participam 16 nações.

Eles instalarão em outra parte da estrutura uma antena, tirarão um transponder que será levado para a Terra e recolocarão dois carrinhos sobre barras de metal que servem para deslocamentos sobre a estrutura de vigas integrada à ISS.

Os dois astronautas também farão dois experimentos com materiais que estiveram expostos no exterior da ISS e que serão analisados pelos cientistas na Terra.