Topo

Manifestações contra mudança climática chegam a outros aeroportos

Da Efe, em Londres

16/08/2007 05h53

Grupos de ativistas contra a mudança climática se manifestam hoje em vários aeroportos britânicos, enquanto centenas de pessoas continuam acampadas desde domingo perto do terminal de Heathrow, em Londres, num acampamento de protesto.

Centenas de manifestantes se concentram perto de Heathrow para mostrar a sua preocupação com as emissões de carbono na atmosfera.

Eles exigem medidas para enfrentar o problema.

Os ativistas querem que o Governo britânico paralise os planos de expansão de Heathrow. A administração do aeroporto está construindo o seu quinto terminal, com inauguração prevista para março de 2008.

Segundo a organização do protesto, a ampliação do aeroporto terá efeitos nocivos na atmosfera e contribuirá para aumentar o problema das emissões de carbono.

Hoje, cerca de 10 ativistas contra a mudança climática se acorrentaram ao portão de entrada para passageiros do aeroporto de Biggin Hill, no condado de Kent, ao sul de Londres. Eles protestam contra o aumento do número de passageiros de aviões particulares, e planejam continuar acorrentados até serem retirados pela Polícia.

O porta-voz dos ativistas, Richard George, disse à imprensa britânica que o protesto era dirigida "aos 'super-ricos' com seus próprios aviões, que ignoram as tentativas do resto do mundo de diminuir as emissões de carbono".

No entanto, George esclareceu que em Heathrow, onde a organização do acampamento contra a mudança climática deve promover uma ação de massas no domingo, não haverá nada parecido.

"Não temos a intenção de paralisar Heathrow. É uma situação diferente", afirmou.

Um grupo de 18 manifestantes protesta no aeroporto de Farnborough, que continua aberto e operacional, segundo um porta-voz da Polícia de Hampshire, no sul da Inglaterra.