Topo

Nova técnica melhora recuperação em cirurgias para implantar marcapasso

Da Efe, em Londres

16/08/2007 21h58

A supressão temporária da irrigação sangüínea do braço antes da implantação de um marcapasso melhora a recuperação no pós-operatório, revela um estudo de cientistas da Universidade de Londres.

A conclusão, publicada na última edição da revista médica britânica "The Lancet", é fruto de uma pesquisa que os especialistas fizeram em 57 pessoas nas quais seria implantado um marcapasso.

Desses pacientes, 27 foram submetidos a três interrupções da irrigação sangüínea do braço, de cinco minutos de duração cada uma e com períodos de descanso de outros cinco minutos, enquanto o resto não participou dessa prática.

Foram realizadas análises em todos os pacientes para determinar seu nível de troponina T no sangue, proteína cardíaca relacionada com fracos resultados após as intervenções cirúrgicas e que pode ser liberada por um derrame se o coração sofrer danos durante uma operação.

Os cientistas descobriram que, 72 horas depois da implantação do marcapasso nas 57 pessoas submetidas à técnica, o nível de troponina T caiu para 20,58 microgramas por litro de sangue.

Esse número indica uma menor presença da proteína no sangue dos que se submeteram à prática, pois os 30 pacientes que não a fizeram tinham 36,12 microgramas de troponina T por litro de sangue.

Os cientistas acham que a técnica será ainda melhor para aquelas pessoas com riscos coronários, pois seu nível de troponina T após a implantação do marcapasso será reduzida ainda mais, segundo os especialistas.