Topo

Malásia permite exportação de macacos para conter superpopulação

Da Efe, em Kuala Lumpur

17/08/2007 05h02

A Malásia liberou a exportação de macacos, para reduzir a população dos primatas nas zonas urbanas, e já negocia a venda à Coréia do Sul, Hong Kong, Japão e Taiwan, informou hoje a imprensa local.

O ministro do Meio Ambiente e Recursos Naturais, Azmi Khalid, argumentou que os macacos "semeiam o caos nas cidades, onde não só roubam comida das casas mas também atacam as pessoas", segundo o site do jornal "The New Straits Times".

Ele explicou que a medida só vale para a porção peninsular da Malásia, e não para os estados de Sabah e Sarawak, onde os macacos correm risco de extinção. Só poderão ser caçados e vendidos os animais achados em zonas urbanas.

Segundo os dados do Governo, cerca de 258 mil macacos vivem nas cidades. Há 484 mil na floresta.

A exportação foi proibida há 24 anos, quando a venda de 10 mil macacos por ano a laboratórios nos Estados Unidos e Europa e a restaurantes de outros países asiáticos provocaram uma queda alarmante na população.

O macaco de Mentawai, uma subespécie que habita a Malásia peninsular, vive também na parte indonésia da ilha de Bornéu e é uma das mais de 400 espécies do Sudeste Asiático que se encontram na Lista Vermelha de Espécies em Perigo da União Internacional de Conservação da Natureza.