Topo

Nasa diz que retorno do "Endeavour" à Terra é seguro

Da Efe, em Washington

20/08/2007 22h51

A Nasa (agência espacial americana) disse hoje, após a última inspeção do ônibus espacial Endeavour, que a nave está em boas condições e pronta para retornar amanhã à Terra.

O Endeavour, que por causa do furacão "Dean" voltará um dia antes do previsto, está com parte de seu revestimento térmico danificado.

Porém, a Nasa assegurou que o ônibus espacial suportará as temperaturas de mais de 1.000° C registradas durante o reingresso na atmosfera.

"Podemos dizer, com um elevado grau de certeza, que o retorno do Endeavour é seguro" e que não há "necessidade de reparos", disse Wayne Hale, diretor do programa de naves no Centro Espacial Johnson de Houston (Texas).

Mas "isso não quer dizer que estamos completamente felizes com a situação", relativizou.

O Endeavour iria voltar à Terra na quarta-feira. No entanto, a agência espacial decidiu antecipar o retorno em um dia devido ao furacão "Dean", que já se tornou um ciclone de categoria 5 e que pode obrigar a evacuação das instalações da Nasa em Houston.

A agência disse que as janelas para a aterrissagem no Centro Espacial Kennedy, no sul da Flórida, se abrirão às 13h32 e 18h06 (de Brasília).