Astrônomos acham uma possível estrela de nêutrons mais próxima à Terra

Da Efe, em Washington

22/08/2007 21h13

Cientistas encontraram um objeto - batizado de "Calvera" - que pode ser a estrela de nêutrons mais próxima da Terra, localizado na constelação Ursa Menor, segundo um artigo que será publicado pela a revista "Astrophysical Journal".

Caso os astrônomos tenham interpretado corretamente a informação obtida, "Calvera" estaria a uma distância entre 250 e mil anos-luz da Terra, possivelmente a estrela de nêutrons mais próxima do planeta.

Até então se conhecia a existência de sete estrelas de nêutrons isoladas, ou seja, não associadas com restos de uma Supernova - explosão de estrelas com mais de 10 vezes a massa do Sol -, uma companheira binária ou pulsações de rádio, disse Derek Fox, da Universidade do Estado da Pensilvânia, um dos descobridores do objeto.

Segundo Fox, as sete estrelas de nêutrons são conhecidas como "as sete magníficas".

O principal autor do artigo, Rubert Rutledge, da Universidade McGill em Montreal (Canadá), foi o primeiro a descobrir o objeto.

McGill comparou um catálogo de 18 mil fontes de raios X compilado pelo satélite americano-alemão ROSAT - que funcionou entre 1990 e 1999 - com índices de objetos que aparecem em luz visível, infravermelha e ondas de rádio.

Ele percebeu que a fonte conhecida como 1RXS J141256.0792204 aparentemente não tinha nenhuma outra igual.

Em agosto do ano passado os pesquisadores usaram o telescópio Swift, de raios X, que encontrou a fonte. Ela emitia quase a mesma quantidade de energia de raios X que apresentava anteriormente.

As observações com o Swift permitiram que fosse determinada com mais precisão a posição do objeto e mostrou que não era associado a nenhum outro conhecido.

Os cientistas também avistaram "Calvera" com o Telescópio Gemini Norte, de 8,1 metros, situado no Havaí. Estas observações junto com uma breve efetuada pelo Observatório de raios-X Chandra, da Nasa, mostraram que o objeto não está associado a nenhum outro.