Topo

Terceiro foco de peste suína é confirmado na Romênia

Da Efe, em Bucareste

23/08/2007 10h50

As autoridades da Romênia confirmaram hoje um novo foco de peste suína nas fazendas da companhia americana Smithfield, o que eleva para 56 mil o número de animais que deverão ser sacrificados.

"É o terceiro dos criadouros da companhia Smithfield do distrito de Timis (oeste) afetado pela peste suína clássica", informou o chefe da Direção Sanitário-Veterinária e para a Segurança da Alimentação de Timis, Ioan Jeleriu, à agência de notícias "Rompres".

Além dos criadouros Igris 2, onde serão sacrificados 16 mil porcos, outros quase 40 mil animais afetados pela peste em Cenei e Igris 1 serão mortos, afirmou Jeleriu.

Nas localidades onde se confirmaram os focos de peste suína foi instituída a quarentena, para prevenir a transmissão da doença entre as 32 fazendas da companhia americana na região.

A Romênia informou imediatamente sobre o novo foco de peste suína à Comissão Européia, que prometeu dar assistência especial e enviou um milhão de vacinas.

O país não poderá exportar carne e produtos suínos à União Européia (UE) até seis meses após ter eliminado o último foco da peste.