Topo

Rede norte-americana eliminará gordura trans de 'donuts'

Da Efe, em Nova York

27/08/2007 18h07

A rede americana Dunkin' Donuts, uma das maiores cadeias de cafeterias nos Estados Unidos, eliminará a gordura trans de todos os seus produtos no país a partir de 15 de outubro, informou hoje a empresa.

A decisão representa a implantação, em nível nacional, de uma medida que já estava sendo aplicada aos produtos de confeitaria que a rede vendia na Filadélfia e em Nova York.

A rede americana, com mais de sete mil estabelecimentos no mundo todo, realizou testes em 400 restaurantes dos EUA durante um período de quatro meses antes de adotar a decisão, informou em comunicado.

A eliminação da gordura trans será implantada também, a partir de janeiro, nos produtos comercializados pela rede de sorveterias Baskin-Robbins e que, como a Dunkin' Donuts, pertence à empresa Dunkin' Brands.

O Conselho de Saúde de Nova York aprovou em 5 de dezembro uma medida pela qual se proíbe, a partir deste ano, em restaurantes e outros estabelecimentos o uso de óleos ou produtos que contenham gorduras hidrogenadas.

Com isso, Nova York se tornou a pioneira no país em adotar uma medida similar, embora outras cidades também estudem planos para eliminar o uso desta gordura, que os especialistas vinculam ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares.

As maiores redes dos EUA de fast-food anunciaram este ano planos para reduzir ou eliminar totalmente o uso de gordura trans em seus menus, em cumprimento das exigências de saúde em Nova York e em meio a um panorama mais preocupante pela forte incidência da obesidade e o excesso de peso em amplos setores da sociedade americana.