Topo

Rússia pretende ter estação permanente na Lua entre 2028 e 2032

Da Efe<br>Em Moscou

31/08/2007 10h35

A Rússia tem planos de instalar uma estação permanente na Lua entre 2028 e 2032, revelou hoje o diretor da Agência Espacial Russa (Roscosmos), Anatoli Perminov.

"Pelos nossos cálculos, até 2025 estaremos prontos para realizar vôos tripulados à Lua, e entre 2028 e 2032 poderá ser criada uma estação permanente sobre superfície lunar", disse Perminov em entrevista coletiva, citado pela agência "Interfax".

Segundo o representante da Roscosmos, as previsões estão contidas em um plano de desenvolvimento do programa espacial russo até 2040, elaborado pela agência.

Perminov disse que só será possível realizar o primeiro vôo tripulado a Marte depois de 2035, e acrescentou que o programa de desenvolvimento da atividade espacial da Rússia até 2040 possui três fases.

A primeira delas - até 2015 - estará focada na conquista do espaço próximo à Terra e inclui a finalização da construção do segmento russo da Estação Espacial Internacional (ISS), segundo o diretor da Roscosmos.

Questionado sobre se a Roscosmos tem planos de enviar à ISS o atual presidente da Rússia, Vladimir Putin, possibilidade levantada pela imprensa sensacionalista russa, Perminov respondeu: "Acho que é pouco provável. Isto não foi falado, muito menos com o presidente".

O chefe da agência espacial russa confirmou ainda que um empresário e político russo demonstrou interesse em viajar na condição de turista à estação internacional, mas não revelou sua identidade.

"Será uma grande surpresa para todos", disse Perminov, acrescentando que o vôo do primeiro turista espacial russo à ISS poderia ocorrer em 2009.

Entre os planos a longo prazo da Roscosmos está a criação de um sistema de proteção da Terra contra asteróides, tarefa que pode começar a ser feita a partir de 2026.

Perminov afirmou que os projetos de extrair hélio 3, considerado combustível ideal e inócuo para as centrais termonucleares do futuro, não poderão ser colocados em prática nos próximos 30 ou 50 anos.

O hélio 3 é o isótopo mais veloz do hélio, produto da desintegração do trítio - isótopo radioativo do hidrogênio - formado nas reações termonucleares do sol e que, durante bilhões de anos, se sedimentou na superfície da Lua.

Segundo o diretor da Roscosmos, só por volta de 2030 será construído na Terra o primeiro reator termonuclear que poderá utilizar hélio 3 como combustível.