Topo

Rússia detecta foco de gripe aviária perto do Mar Negro

Da Efe<br>Em Moscou

04/09/2007 11h40

Um novo foco de gripe aviária foi detectado em uma fazenda avícola da região de Krasnodar, perto do Mar Negro, informaram hoje autoridades sanitárias russas à agência "Interfax".

Na fazenda Lebiazhie-Chepiguinskoye morreram de gripe aviária 410 aves e outras 414 foram sacrificadas de forma imediata, acrescentou o chefe do departamento local da Inspeção Veterinária e Fitossanitária da Rússia, Aleksandr Fontenetski.

O dirigente afirmou que já foi efetuado o sacrifício de 24 mil frangos que estavam no local onde a doença foi detectada, pois testes confirmaram que se trata do vírus H5 e teme-se que seja o H5N1, o único que pode afetar e ser letal para os seres humanos.

A Inspeção Veterinária e Fitossanitária da Rússia informou também que inspeciona todas as fazendas da região para excluir outros possíveis focos da doença, que em janeiro passado causou em Krasnodar a morte de 430 mil aves.

Em 2006 a gripe aviária foi detectada em 93 localidades de 16 regiões do sul da Rússia e da Sibéria, embora posteriormente tenha se conseguido impedir o avanço da doença.

Segundo as autoridades sanitárias locais, a gripe chegou ao território russo por meio do Cazaquistão, procedente do noroeste da China.