Topo

EUA e Austrália defendem energia nuclear contra mudança climática

Da Efe<br>Em Sydney

05/09/2007 02h05

Austrália e Estados Unidos anunciaram hoje que vão reforçar a sua cooperação na área de energia nuclear para enfrentar a mudança climática e expressaram seu interesse em encontrar um substituto para o Protocolo de Kioto que inclua "todas" as grandes economias.

O primeiro-ministro australiano, John Howard, e o presidente americano, George W. Bush, também apoiaram a Aliança Global para a Energia Nuclear (GNEP), uma iniciativa multilateral comandada pelos EUA para promover a energia nuclear não poluente em todo o mundo.

O acordo foi fechado durante a cúpula do Fórum de Cooperação Econômica Ásia Pacífico (Apec) realizado esta semana, em Sydney.

Bush, na entrevista coletiva, chamou de "lenda urbana e absurda" a idéia de que não se preocupa com o meio ambiente, só por causa da sua oposição ao Protocolo de Kioto. O acordo foi ratificado por 166 países, em 1997, para reduzir as emissões de gases do efeito estufa.

Os Governos australiano e americano se negam a ratificar o pacto devido à ausência de grandes países em desenvolvimento, como a China, o segundo país mais poluente do planeta, depois dos EUA.

Howard sugeriu a assinatura do pacto com os EUA durante a reunião do Apec para melhorar a eficiência energética em 25% até 2030. Mas a proposta recebeu duras críticas do grupo ambientalista Greenpeace, por não estabelecer metas com caráter obrigatório para os membros do Fórum.

Segundo o Greenpeace, que obteve uma minuta do texto, o documento foi criado com o objetivo de satisfazer a Austrália e os Estados Unidos.

"O alvo seria aplicável à região do Apec em conjunto e não se traduziria em metas específicas para cada uma das economias do grupo, não seria obrigatório em termos legais e poderia ser modificado se as circunstâncias mudassem", diz o Greenpeace sobre a proposta.

Para os ambientalistas, a iniciativa é contrária aos interesses do povo dos 21 países-membros do Apec.

A insatisfação de ativistas com as políticas ambientais de Washington e Canberra ficou nítida hoje em Sydney. Dois bustos de gelo de Bush e Howard derretem sob o sol da cidade para protestar contra a proposta australiana para combater a mudança climática.

Vários ativistas transportarão as estátuas dos dois dirigentes a vários lugares de Sydney.