Topo

Remédio contra a Aids pode conter substância cancerígena

Da Efe<br>Em Washington

10/09/2007 21h10

As autoridades que controlam o setor de medicamentos nos Estados Unidos e o laboratório farmacêutico Pfizer advertiram nesta segunda-feira que um remédio contra a Aids pode conter substâncias cancerígenas.

Fontes da FDA, a agência de medicamentos e alimentos dos EUA, disseram que o "Viracept" contém etil-metano-sulfonato (EMS), substância que causa câncer em animais.

Até o momento, não foi determinado se o componente químico tem efeitos cancerígenos em seres humanos.

O "Viracept", cujo nome genérico é "nelfinavir", pertence ao grupo dos remédios contra a Aids chamados de inibidores de protease, fundamentais no coquetel de drogas contra o vírus da imunodeficiência humana (HIV).

A Pfizer informou numa declaração que testes recentes detectaram a presença do EMS no medicamento e que esta substância parece ter se formado durante a fabricação do remédio.

Até segunda ordem, a administração da droga a mulheres grávidas e crianças em tratamento contra o HIV deve ser suspensa, destacaram a FDA e o laboratório.

Em carta dirigida aos médicos, a Pfizer anunciou que, num projeto conjunto com a FDA, reduzirá os níveis do EMS no "Viracept" até que o risco de câncer caia para menos de um caso por cada 100.000 pacientes expostos à substância.

As mulheres grávidas, por sua vez, terão que utilizar outro remédio até que as mudanças no "Viracept" sejam concluídas, disse a Pfizer.