Topo

Britânicos querem medir colesterol das crianças de 15 meses

Da Efe<br>Em Londres

14/09/2007 11h52

Especialistas britânicos acham que as crianças deveriam ser submetidas a exames de colesterol aos 15 meses de idade, a fim de estabelecer se podem herdar algum problema dos pais, segundo um artigo publicado nesta sexta-feira na revista médica "British Medical Journal".

Com o resultado do exame, os médicos poderão estabelecer se há uma hipercolesterolemia hereditária. A doença causa um aumento considerável dos níveis de colesterol e pode aumentar o risco de ataque cardíaco.

Segundo os especialistas, os pais das crianças que apresentarem o problema poderiam também ser testados.

A hipercolesterolemia hereditária afeta uma em cada 500 pessoas.

Segundo os pesquisadores do hospital Barts e da Queen Mary's School of Medicine, de Londres, o momento mais adequado para o exame de sangue é quando as crianças recebem as suas vacinas de rotina, aos 15 meses de idade.

O responsável pelo estudo, o cardiologista David Wald, acrescentou que as crianças com resultado positivo não seriam tratadas com remédios. Mas poderiam ser submetidas a uma dieta saudável e a exercícios físicos.

O presidente do comitê de pesquisa da organização beneficente Heart UK, Tony Wierzbecki, disse que a idéia é boa, mas considerou mais apropriado testar as crianças entre os 4 e 6 anos.