Topo

Nasa detecta vazamento no ônibus espacial "Discovery"

Da Efe<br>Em Washington

18/09/2007 20h12

Engenheiros da Nasa (agência espacial americana) descobriram um vazamento no amortecedor de um dos motores do ônibus espacial "Discovery", que em outubro será enviado numa missão à Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês).

O problema adiou um procedimento que estava previsto para amanhã: a transferência da nave até o edifício de montagem de veículos do Centro Espacial Kennedy, na Flórida.

Segundo informações, os amortecedores instalados no motor principal do ônibus espacial absorvem o impacto do contato da nave com o solo depois de uma missão.

No dia 23 de outubro, a Nasa deverá lançar o "Discovery" numa missão de 14 dias à ISS, a primeira da história que terá cinco caminhadas espaciais.

Durante as atividades fora da estação, os astronautas Scott Parazynski e Douglas Wheelock testarão novas técnicas de reparo do escudo térmico da nave.

Fontes da Nasa disseram que, até o momento, não foi marcada uma nova data para a transferência do "Discovery" até o centro de montagem, o que só deverá acontecer quando forem determinadas as necessidades de reparo.