Ondas gravitacionais do Sol podem ter sido detectadas pela primeira vez

Da Efe<br>Em Santa Cruz de Tenerife

19/09/2007 14h51

O professor da Universidade de Birmingham (Reino Unido) William Chaplin acredita que os resultados obtidos por pesquisadores do Instituto de Astrofísica das Canárias (IAC), na Espanha, podem ser a primeira detecção das ondas gravitacionais do Sol, informou hoje o IAC.

William Chaplin fez este comentário durante sua participação em um encontro de Heliosismologia e Astrossismologia realizado em La Palma e em alusão a um trabalho que pesquisadores do IAC publicaram na revista "Science".

Segundo um comunicado do IAC, William Chaplin disse que esse trabalho parece indicar que "finalmente" foram descobestas as ondas gravitacionais procedentes do interior do Sol, "os tão esperados 'modos-g'".

Os "modos-g" são ondas de gravidade que se caracterizam por ter baixas freqüências e estar confinadas no interior do Sol, explicou no mesmo encontro Michael Thompson, professor de Matemática Aplicada e Física Solar da Universidade de Sheffield (Reino Unido).

Thompson assinalou que todos buscam ondas gravitacionais e se mostrou convencido de que a chave do conhecimento do interior do Sol está nesses "modos-g".