Topo

Quase 60% das mulheres não sabem que idade eleva risco de câncer de mama

Da Efe<br>Em Londres

20/09/2007 20h00

Quase 60% das mulheres não são conscientes de que o risco de sofrer câncer de mama aumenta com a idade, segundo uma pesquisa divulgada nesta quinta-feira no Reino Unido.

A pesquisa, feita para a ONG britânica Breast Cancer Care, revela que 58% das entrevistadas ignoram que a idade aumenta a possibilidade de desenvolver a doença, apesar de ser um dos principais fatores de risco.

A cada ano se diagnostica câncer de mama em mais de 44 mil mulheres no Reino Unido, 80% das quais têm mais de 50 anos.

A pesquisa, baseada em mais de mil entrevistas, evidencia que são as mulheres com mais idade as que são menos conscientes da relação entre a idade e o desenvolvimento da doença.

Enquanto 42% das entrevistadas de entre 18 e 24 anos ignoram esse fator de risco, a percentagem chega a 63% entre as que têm entre 35 e 44 e a 65% entre as que têm entre 45 e 54.

No caso das mulheres com mais de 70 anos, 55% não são conscientes de que têm mais chances de desenvolver a doença e 30% nem sequer acreditam que seja necessário se submeter a exames.

A Breast Cancer Care pediu às mulheres que, a partir dos 50 anos, se submetam a controles anuais para detectar qualquer indício da doença.

Cherie Booth, mulher do ex-primeiro-ministro britânico Tony Blair e presidente de honra da organização, pediu que sejam mantidos os esforços para fazer com que a mensagem de que a idade é um fator de risco para a doença chegue à população feminina.