Topo

Índia marca lançamento de primeira missão lunar para 9 de abril

27/09/2007 02h36

Nova Délhi - A Índia lançará sua primeira missão à lua em torno do dia 9 de abril de 2008, anunciou hoje o diretor do projeto, enquanto continua a preparação dos componentes da nave.

O satélite Chandrayaan I, terá um peso de 525 quilos e uma vida útil de dois anos. Ele viajará a uma órbita lunar de 100 quilômetros de altura, para elaborar mapas e filmar a superfície.

"Estamos estudando o lançamento no dia 9 de abril", disse o diretor do projeto, Myslswamy Annadurai. Mas admitiu alguns dias de atraso.

A Organização de Pesquisa Espacial da Índia (ISRO) pretende integrar os 11 componentes da nave, seis deles de fabricação estrangeira, até o fim deste ano.

"Queremos que o Chandrayaan esteja operacional em julho. Assim, teremos dois anos para realizar todas as experiências planejadas", disse Annadurai.

O ISRO tinha previsto anteriormente o lançamento do satélite para o início de 2008. O Chandrayaan 2, pelo cronograma, chegará à lua em 2010. Os planos incluem uma missão tripulada num prazo de oito anos.