Topo

"Discovery" é transferida para plataforma de lançamento em Cabo Canaveral

Da Efe<br>Em Washington

30/09/2007 20h29

A nave "Discovery" foi levada hoje para a plataforma de lançamento 39A do Centro Espacial Kennedy, em Cabo Canaveral (Flórida), de onde partirá no dia 23 de outubro para uma missão na Estação Espacial Internacional (ISS).

A Nasa (agência espacial americana) informou hoje em comunicado que a nave foi colocada na plataforma, após uma viagem de cerca de 5 ou 6 quilômetros desde a fábrica de montagem de veículos da agência espacial, que teve uma duração de seis horas.

Os preparativos para o lançamento do Discovery duraram mais tempo do que o programado inicialmente, devido a problemas causados por um vazamento em um dos amortecedores de seu trem de aterrissagem.

Além disso, a Nasa decidiu revisar o tanque exterior da nave e instalar outro tipo de espuma isolante nos suportes da "Discovery", para evitar que se repita o problema que causou o dano no escudo térmico da "Endeavour", pouco após seu lançamento rumo à ISS.

A missão STS-120 da "Discovery" inclui cinco caminhadas espaciais para instalar o módulo de construção Harmony, que também chegou hoje à plataforma de lançamento.