Topo

Cientistas alemães desenvolvem detector de minas com alta precisão

Da Efe<br>em Berlim

01/10/2007 17h09

Cientistas da Universidade de Rostock (leste da Alemanha) desenvolveram um detector de minas que eleva substancialmente a precisão nessa tarefa, até o ponto de reconhecer estilhaços ou outros restos metálicos inofensivos.

Segundo Hendrik Krüger, do Instituto Geral de Eletrotécnica de Rostock, explicou hoje durante um congresso sobre minas, o novo detector de metais permite identificar o tipo de mina enterrada.

O problema dos detectores convencionais é que têm uma elevada porcentagem de erro e, por cada mina encontrada, chegam a ser produzida até mil mensagens erradas, disse Krüger.

Este novo sistema reduz "consideravelmente" esta porcentagem se a mina contiver metal, mas, caso seja de fabricação caseira, não a identifica na base de dados do computador portátil que vai junto com o detector.

O detector de minas funciona inclusive em solos com forte componente metálico, como ocorre na Croácia, por exemplo, onde os detectores comuns funcionam com dificuldade, disse Krüger.

O detector não pode funcionar, no entanto, quando se trata de minas de plástico ou quando há estilhaços metálicos a poucos centímetros da bomba.

"É impossível desenvolver um aparelho que permita uma retirada completa das minas", disse o cientista.

Segundo estimativas internacionais, atualmente ainda há cerca de 100 milhões de minas terrestres enterradas.