Topo

OMS distribuirá remédios contra tuberculose em países mais infectados

Da Efe<br>Em Genebra

08/10/2007 17h18

O Unitaid, fundo internacional para a compra de medicamentos, e a Stop TB Partnership, departamento da OMS (Organização Mundial da Saúde) anunciaram hoje um acordo para fornecimento de remédios contra a tuberculose nos 19 países com maior índice de doentes.

Segundo a OMS, em 2005 foram registradas 1,6 milhão de mortes por tuberculose e 8,8 milhões de novos casos. Destes, 75% foram detectados nas 19 nações que serão beneficiadas pela iniciativa.

O projeto servirá também para estocar remédios contra a doença, de forma a enfrentar as eventuais situações de escassez durante crises humanitárias ou pela falta de previsão.

Com a iniciativa, as duas entidades fornecerão remédios contra a doença para países que têm o apoio do Fundo Mundial para a Luta contra a Aids, a Tuberculose e a Malária, que que não poderá fornecer a ajuda prometida até 2009. O motivo é a falta de recursos.

Por isso, a Unitaid comprará remédios no valor de US$ 26,8 milhões, que a Stop TB Partnership distribuirá até o fim de 2008 em locais como Bangladesh, Bósnia-Herzegovina, Mianmar, Iraque e Tadjiquistão.