Topo

Desastres climáticos causarão 50 milhões de deslocados em 2010

Da Efe

16/10/2007 13h46

Os desastres derivados da mudança climática, que abrangem de secas a chuvas torrenciais, farão com que em 2010 haja no mundo todo 50 milhões de deslocados "ambientais", na maioria mulheres e crianças, segundo a ONG Save the Children.

O relatório "Um Futuro de Catástrofes? O Impacto da Mudança Climática na Infância" elaborado pela ONG e que será apresentado amanhã, em Madri, por Bianca Jagger; pelo diretor da Unidade de Infância e Juventude do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, Theodore Oben; e pela diretora do Escritório de Mudança Climática espanhol, Teresa Ribera.

O estudo denuncia que, das 250 milhões de pessoas afetadas por desastres naturais ao ano, a metade é de crianças.

A Save the Children estima que até 350 milhões de pessoas serão afetadas por desastres naturais anualmente durante a próxima década.

Na sua opinião, a mudança climática coloca em risco o desenvolvimento sustentável, "aguçando potencialmente a pobreza infantil e aumentando sua vulnerabilidade a sofrer abusos, exploração ou deslocamentos forçados", diante do qual é imprescindível e urgente "uma ação internacional centrada na infância e na mudança climática".